Melhores trechos: Pedaços de um caderno manchado de vinho – Charles Bukowski.



Enquanto lia o livro "Pedaços de um caderno manchado de vinho" de Charles Bukowski (já tem resenha finalizada dele aqui), fui separando os meus trechos favoritos. Aqui compartilho cada trecho que me fez ficar encantada pela obra e pelo autor:

1. "O que quer que seja isso, apanha meu coração entre suas mãos. O que quer que seja isso, faz com que eu estremeça de amor e de uma dolorosa alegria."
2. "Na verdade, não sou muito bom com as palavras. Sinto-me muito tímido e nervoso. Guardo tudo para pôr no papel. Tenho certeza de que o senhor ficará desapontado comigo, mas sempre fui assim."
3. "É tão difícil... sem música."
4. "Escrevo para ter uma função. Sem isso cairei doente e morrerei. É tanto parte de alguém como o fígado ou o intestino, e quase tão glamoroso quanto."
5. "Estou morrendo sem estar doente, estou morrendo de uma existência fria demais para resistir. Olho através de uma janela para a luz de um dia terrível, que embrulha meu estômago. Ninguém mais se sente assim? Estarei completamente louco."
6. "por que
           você se
           afasta?"
7. "O pensamento de que a jaula não estava completamente fechada me dava de fato um pouco de força para aguentar dentro da jaula."
8. "Se os ricos são nossa raça superior, quero abandoná-la agora mesmo."
9. "Teria de caminhar pelas ruas de homens mortos que se moviam e falavam e tinham nomes e orgulho e posses mas que na verdade já estavam mortos. Cada avenida de rostos era um horripilante pesadelo – os rostos depravados & cadavéricos & nojentos... Tal procissão me deixaria realmente tonto, não pela fome mas por saber que eu estava vivo e que teria de viver para sempre nesta vida, num mundo de mortos."
10. "A POESIA é a forma mais curta, mais doce, mais explosiva. Para que escrever um romance se é possível dizer o mesmo em dez linhas? Para que escrever dez romances quando você pode escrever 10.000?"
11. "Os mortos são fáceis de encontrar – estão por toda a parte à nossa volta; a dificuldade está em achar os que estão vivos. Repare na primeira pessoa com quem cruzar na calçada lá fora – os olhos já não guardam qualquer cor; o modo de caminhar é brutal, desajeitado, feio; mesmo os cabelos parecem brotar de maneira doentia. Há ainda outros tantos sinais de morte: um deles é uma sensação de radiação, os mortos emitem verdadeiros raios, o fedor de suas almas, que podem arruinar o nosso apetite para o almoço caso o contato dure muito tempo."
12. "Encontrar vida e mantê-la até a morte é que é em nossa sociedade de fachada, covarde e cruel o problema."
13. "Não sei se o mundo um dia poderá ser salvo; seria preciso uma reviravolta tremenda e quase impossível. Mas se não podemos salvar o mundo, que ao menos possamos saber o que ele é, qual é o nosso lugar nele."
14. "Reserve a si mesmo o direito de escrever poesia, não como ela é ensinada, mas enquanto a força ou a falta de força que existe nela entra em você durante a vivência de sua pequena escolha."
15. "Meu deus, meu deus, se eu pudesse simplesmente arrancar meu coração esta noite e fazer com que o vissem!"
16. "Não sou um estudante de literatura. Tudo o que sei é o que posso sentir."
17. "Enquanto o Homem for feito apenas para ascender e não para cair, o Homem será derrotado, e destruído e derrotado e derrotado e derrotado e destruído. Somente quando o Homem aprender a salvar o que puder é que será menos derrotado e menos destruído."
18. "Se pretendemos viver num mundo melhor (e quem é suficientemente sofisticado para não desejar algo assim?), a eliminação das dores desnecessárias é um bom começo."
19. "Posso ver o dia, o grande dia em que não haverá mais cadeias. Posso ver o dia em que quase todos os homens, sem usar o senso comum, rejeitarão prejudicar/machucar/matar deliberadamente seus semelhantes. Claro, haverá sempre um lobo fora da matilha. Mas este lobo se integrará cada vez mais à medida que a compreensão tomar o lugar do castigo."
20. "Não há leitores suficientes para entender, desfrutar, digerir uma escrita avançada."
21. "Acredito que, quando alguém persegue algo, persegue seu próprio medo, persegue a própria consciência (e quão pouco há a perseguir), persegue, tomado de raiva, a perdição de sua própria alma."
22. "Quando conseguem derrubá-lo, realmente fazem questão de mantê-lo no chão."
23. "Bem, sou um fotógrafo da vida, não um ativista."
24. "Mas ainda assim... você tentou. E se você tivesse vencido, seria a mesma coisa, só que no extremo oposto... Por que isto lhe causou aborrecimento?"
25. "Eram apenas as pessoas, todas as vidas correndo, todas as vidas que corriam fracas, mergulhadas completamente no medo. Tudo não passava de um ritual de não fazer, não machucar, não aguardar. Ele tinha sentido apenas uma fome, fome de fazer... fazendo qualquer coisa para quebrar aquela redoma sufocante."
26. "E e se você não o conhecesse pensaria que a vida não lhe provocara qualquer marca."
27. "Represento como ninguém um certo tipo de pessoa: tomada por uma vasta depressão, por meditações infrutíferas e desejos reprimidos."
28. "Minha cabeça tomba sobre a máquina de escrever; ela é o meu travesseiro."
29. "Minha teoria é que se você é gentil consigo mesmo, será sincero e gentil com os outros, até certo ponto."
30. "E sempre há os difamadores, aquelas pessoas desprovidas de criatividade, cujo único desejo é ver você desabar, que quase exigem que você desabe, antes da hora, para que se sintam bem."
31. "Talento pode ser a habilidade de dizer algo profundo de maneira simples, ou mesmo de dizer algo simples de modo ainda mais simples."
32. "Se você quiser descobrir quem são seus amigos pode fazer duas coisas: convidá-los para uma festa ou ir para a cadeia. Você logo descobrirá que não tem amigos."
33. "Há momentos de completo terror em que você acha que vai enlouquecer; há momentos, dias, semanas sem uma palavra, sem um som, como se tudo tivesse desaparecido."
34. "Algumas pessoas vão lhe encher o saco. Não vão entender o que você está tentando fazer. Vão bater na sua porta e sentar numa cadeira e consumir seu tempo sem lhe acrescentar nada. Quando muitas pessoas nulas aparecem e seguem aparecendo você tem que ser cruel com elas, pois elas estão sendo cruéis com você. Você tem que botá-las para correr. Algumas pessoas que são interessantes por si só trazem energia e luz próprias, mas a maioria não tem serventia alguma, nem para você, nem para elas mesmas. Tolerar os embotados não é sinal de humanidade, apenas aumenta seu próprio embotamento e eles sempre deixam um pouco desse peso com você quando vão embora."
35. "Estilo significa guerrear sem escudo.
Estilo significa não ter uma frente de batalha.
Estilo significa a mais absoluta naturalidade.
Estilo significa um homem sozinho com um bilhão de homens em volta."
36. "É sempre bom saber que você pode viver sem uma pessoa que julgava jamais ser capaz de viver sem."
37. "Todos nós precisamos nos libertar, mas quão raramente conseguimos.”
38. "Os dois principais objetivos da vida, afinal, eram evitar a dor e dormir bem, estou certo?"
39. "Os gênios são aqueles capazes de dizer algo profundo de maneira simples."

Comente com o Facebook:

(se você não tem Facebook, desça a página e comente apenas com seu nome ou em anônimo!)

Nenhum comentário

Postar um comentário

Não resolvo parcerias e/ou assuntos posteriores pelos comentários, somente pelo menu "Contato" ou pelo e-mail gabibastoscontato@gmail.com